Batman: A Série Animada – 10 Episódios Memoráveis

Há 25 anos, na esteira do sucesso do filme de Tim Burton, chegava Batman – A Série Animada (The Animated Series), uma animação que, apesar de ser voltada para o público infantil, foi um dos materiais que mais fielmente se aproximou da temática do Cavaleiro das Trevas dos quadrinhos.

Abordando tanto o frágil aspecto psicológico do herói e de seus perturbados vilões, a animação instantaneamente virou sucesso de público e até chegou a ganhar importantes premiações da TV americana, como o Emmy. E com as memoráveis atuações de Kevin Conroy como Batman e Mark Hammil como Coringa (que são considerados as atuações definitivas dos personagens) a animação rendeu quatro temporadas de sucesso e abriu portas para importantes produções futuras que também viriam a se tornar sucessos, como Superman – A Série Animada, Batman do Futuro e Liga da Justiça.

Para comemorar essa data especial, vamos relembrar 10 episódios que marcaram a série:

Batman está no meu porão:

Um episódio bem curioso e atípico. Após cair em uma armadilha o Batman acaba desmaiado no porão de crianças que estão sozinhas em casa. Para proteger o herói do vilão que ainda o está caçando, no melhor estilo Esqueceram de Mim, as crianças fazem de tudo para esconder o herói do Pinguim e de seus capangas.

Coração de Gelo:

Um dos episódios mais bonitos e trágicos, traz a história de Victor Fries, cientista criogênico que congelou a esposa, Nora, para salvá-la de uma doença enquanto pesquisava uma possível cura. Mas ao ser enganado pelo seu chefe e ter seu equipamento destruído, ele tem seu corpo alterado e acaba vítima da própria criogênia. Agora, para se vingar da esposa morta ele retorna como o Senhor Frio. O episódio ganhou um prêmio Emmy por “Melhor Roteiro em Programa Animado”.

Duas-Caras, Partes 1 e 2:

A origem dos vilões do Batman é muito bem trabalhada, mas aqui foi excepcional. O episódio mostra o então amigo de Bruce Wayne, Harvey Dent, promotor público, futuro brilhante e linda namorada mas com um segredo: ele possui personalidade dupla. Mas seus inimigos mafiosos descobrem isso e fazem chantagem para que ele recue nas acusações. Como decorrência disso, em um acidente em uma química abandonada, Harvey tem metade de seu rosto desfigurado e perde controle da sua mente, deixando a sua personalidade ruim, o Duas-Caras, assumir o controle e se vingar daqueles que o deixaram assim.

Cuidado com o Fantasma Cinzento:

Batman precisa investigar uma série de atentados que fazem referência à um antigo programa de TV que adorava, o Fantasma Cinzento. Para ajudá-lo o próprio ator, Simon Trent, veste a fantasia e ambos partem para prender o responsável.

Esse episódio é uma homenagem ao ator Adam West, o Batman da clássica série dos anos 60, que dublou o Fantasma Cinzento. A própria carreira de Trent, monstrada no episódio, fazia um paralelo com a carreira do West pós-série.

Um Favor para o Coringa:

Mais um dos curiosos episódios que a série nos deu. Charles Collins bate em um carro na rodovia sem saber que o carro era do Coringa. Após implorar por sua vida o palhaço decide por não matá-lo, mas que no futuro ele deveria lhe fazer um favor. Os anos se passam e o Coringa decide matar o comissário Gordon e para botar seu plano em prática, decide cobrar o favor de Charles.

O episódio marca a primeira aparição de umas das personagens mais relevantes hoje em dia, a Arlequina.

Sonhos na Escuridão:

Após ser atingido pelo gás do medo do Espantalho, Batman acaba batendo o Bat-móvel e é socorrido pelos enfermeiros do Asilo Arkham, mas acaba internado devido o seu estado paranoico. Além de lutar contra as alucinações, Batman precisa se libertar e acabar com os planos do vilão, que está envenenando a água da cidade à partir do próprio sanatório.

Um Sonho por Acaso:

E se tudo isso, o Batman, não fosse mais do que apenas um sonho? E se Bruce Wayne acordasse e descobrisse que seus pais não morreram, sua vida seguiu e ele estivesse casado com Selina Kyle? Mas logo nosso herói descobre que tudo é uma elaborada farsa do Chapeleiro Louco.

O Ajuste de Contas de Robin, Partes 1 e 2:

Robin descobre que Tony Zucco, o responsável pela morte de seus pais, retorna à cidade e ninguém, nem mesmo o Batman, irá impedi-lo de caçar o mafioso. Enquanto isso, flashbacks mostram o pequeno Dick sendo adotado por Bruce.

O Homem que matou o Batman:

Um homem comum e totalmente desengonçado faz o que todo mafioso e vilão de Gotham sempre sonhou e nunca conseguiu: matar o Batman. Mas isso não lhe traz fama e sucesso, muito pelo o contrário, o transforma em alvo por todos aqueles que queriam tê-lo feito, inclusive o Coringa.

Quase o Peguei:

De longe um dos episódios mais marcantes e mais divertidos da série. Durante uma noite de pôquer o Coringa, Killer Croc, Hera Venenosa, Pinguim e Duas-Caras cada um conta a sua história da vez em que quase pegou o Batman. Episódio muito divertido e cheio de reviravoltas.