Especial: CCXP 2014 – Nossa Épica Experiência

Assim como nós aqui do CeS, vocês já devem ter ouvido falar das inúmeras novidades que eventos internacionais trazem para o mundo da cultura pop, ou seja, TV, Cinema, Games e HQs. As Comic-Con, ou Comic Convention, nasceram de pessoas que tinham gosto pela cultura pop e, ao passar dos anos, eventos assim cresceram exponencialmente e se tornaram obrigações que beiram à religião no calendário do público consumidor desse tipo de mídia. Ou seja, NÓS. Lá fora isso é quase corriqueiro, tendo inúmeros por ano, sendo os mais famosos a New York Comic-Con e, definitivamente de maior renome e audiência, a San Diego Comic-Con.

Numa tentativa inusitada e pioneira, o site Omelete e parceiros resolveram trazer tal experiência para nossa Terra Brasilis. Afinal, sejamos honestos, ir pra Califórnia não é uma ida ao parquinho, e são poucos os que conseguem ter a felicidade de ir pra lá. E foi assim que nasceu a Comic-Con Experience, (ou CCXP para os íntimos) para trazer ao Brasil um pouco de todo o gostinho que um evento dessa magnitude dá à vida de um nerd.

E é claro que nós não ficaríamos de fora dessa, então fomos conferir essa experiência. Acompanhem como foi!

CCXP_2014

A CCXP aconteceu durante os dias 4 e 7 de dezembro em SP, no Centro de Convenção Imigrantes, local que se mostrou incrível e totalmente apto para realizar esse tipo de evento, tanto em sua estrutura para comportar estandes e atrações, quanto para acomodar o público, fator que se mostra da maior importância nesse tipo de evento.

Uma das principais atrações de uma Comic-Con são, sem duvida, os painéis onde são apresentados conteúdos exclusivos pelos estúdios e rolam as interações com os artistas e convidados que vão ao evento. E a CCXP não fez feio ao garantir um time de peso para a sua primeira edição. Tivemos nomes como Jason Momoa (o futuro Aquaman dos cinemas), Richard Armitage (o Thorin da trilogia O Hobbit), Rebecca Madder (das séries Lost e Once Upon a Time), Sean Astin (o Sam da trilogia O Senhor dos Anéis), Edgar Vivar (sim, o eterno Sr. Barriga), Lorenzo Richelmy (da nova série do Netflix Marco Polo), Jim Morris (Presidente dos estúdios Pixar), Mauricio de Souza e muitos outros que falaremos mais a frente.

Foto:Silmara Albi / CCXP
Fila para os auditórios (Foto:Silmara Albi / CCXP)

Outra atração que também estava ótima eram os eventos que aconteciam nos estandes em paralelo aos eventos principais, mantendo sempre o público entretido e ocupado. As atividades iam desde um debate sobre a importância da Mulher na cultura Pop a Concursos de dança no Wii, passando por um Paintball em Zumbies.

Vamos ao que rolou de mais legal nos principais estandes da CCXP:

PiziiToys /IronStudios

Logo na entrada éramos recepcionados por uma armadura de Leão do anime Cavaleiros do Zodíaco em escala real, e acreditem, eu quase surtei vendo algo tão lindo. Dentro do estande encontrávamos expostos algumas Figuras de Ação da Tamashii Nations, da Hot Toys e Kotobukiya. Nele também fomos apresentados ao trailer da nova Série dos Cavaleiros do Zodíaco, Soul of Gold. A linha Hot Toys deixou muitos que visitaram o local bobos com a qualidade e acabamento sempre muito próximo da realidade.

Netflix

A Netflix marcou presença no evento mostrando muito da sua nova série Marco Polo (mais dela na nossa análise do primeiro capítulo e no painel logo abaixo) e claro, divulgando suas principais séries como Orange is new Black, House of Cards e Hemlock Grove. Os figurinos usados em Marco Polo estavam em exibição e podia-se girar uma roleta da sorte para ganhar brindes.

FOX

Imagine entrar na casa dos Simpsons. Foi essa a experiência que a Fox nos proporcionou. Você podia tirar foto sentado no sofá da sala do Homer e com ele. Ela também montou um pequeno Paintball para que o público tivesse a sensação de atirar em um zumbi de The Walking Dead, e disponibilizou uma amostra do seu serviço On Demand, o FOX Play, em tablets. Tinha um espaço baseado na série Se Eu fosse Você para tirar fotos em corpos trocados e um leito de hospital para divulgar a nova série Wayward Pines. Na parte de cinema tinha um esqueleto de Triceratops para divulgar o filme Uma Noite no Museu 3 e uma estátua de um Faraó para divulgar o filme Êxodo, que também exibia o seu trailer numa sala dentro do estande. E os Pinguins de Madagascar ainda apareciam para animar o local de hora em hora.

Warner

A Warner dedicou seu espaço para divulgar o filme O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (mais sobre essa saga logo a frente). Exibiu em comemoração aos 75 anos do Batman o Batmovel da série dos anos 60, e disponibilizou o jogo Lego Batman 3 para o público, sem falar do Batman Lego gigante e da máscara do Bane usada no filme. Outra atração foi o carro do filme Mad Max: Estrada da Fúria, que estava em exposição, e ainda tinha o trailer sendo exibido. Outro detalhe que não poderia ser deixado de lado era a Mystery Machine em escala real que estava sendo exibida, com direito a um Scooby dando o ar da graça eventualmente.

Batman CCXP
Estande da Warner

Disney

Essa veio para arrebentar! Divulgou a animação Operação Big Hero (que vocês já podem conferir a nossa crítica aqui), tinha um espaço para a nova animação da Pixar, Divertida Mente, com atores representando os personagens e interagindo com o público. Reservou um espaço para Star Wars (claro, Comic-Con sem Stars Wars não é Comic-Con), dando mais atenção à série Rebels, e disponibilizando um Darth Vader para você tirar foto. E como não poderia faltar, tinha uma área reservada para Vingadores: Era de Ultron. Nessa área, ela exibiu as mesmas peças que levou para San Diego Comic-Con, entre elas o escudo quebrado do Capitão, o Martelo do Thor e a carcaça de um Ultron (cara, muito louco isso!).

Pixar CCXP
Estande do Divertidamente, da Pixar

Paramount

A Paramount trouxe um estande onde você podia deixar uma mensagem para o seu eu futuro, divulgando assim o seu novo filme, Projeto Almanaque (mais dele na parte dos painéis), e de hora em hora vinham uns Transformers para animar o público.

Sony

Dedicou seu espaço para divulgar a animação Hotel Transilvânia 2, onde o Drácula e sua filha Mavis apareciam para tirar fotos com o pessoal, e bartenders distribuíam drinks iguais aos da animação.

Transilvania CCXP
Personagens de Hotel Transilvânia (Créditos: Silmara Albi / CCXP)

Uma tradição que não poderia ficar de fora de uma Comic-Con é o beco dos quadrinistas, que sem dúvida era um dos locais mais interessantes de se conhecer. Contando com quadrinistas internacionais como Scott Snyder e Don Rosa, e principalmente com nacionais, permitiu ao público conhecer alguns desses nomes que fazem um trabalho belíssimo, mas não tão conhecidos pelo grande público. Valeu muito conhecer todos que estavam ali exibindo seus trabalhos e se divertindo. Era como estar num encontro de grandes amigos discutindo sobre quadrinhos.

(Créditos: Silmara Albi / CCXP)
(Créditos: Silmara Albi / CCXP)

Bem, vamos aos painéis, que foram realizados nos auditórios Thunder. Com certeza o ponto mais aguardado do evento. Tivemos painéis emocionantes, que levaram o público ao êxtase, e com material exclusivo! Vamos falar de alguns:

Edgar Vivar, O Sr Barriga – 30 anos de Chaves/ Chapolin

Foi emocionante ouvir as histórias de bastidores do Chaves/Chapolin, ver o Edgar Vivar contando e se emocionando com cada relato e também lembrando de alguns episódios marcantes como Acapulco, o Festival da Boa Vizinhança e os especiais de Natal. A homenagem a Roberto Bolaños foi de fazer chorar de tão emocionante e claro, poder ver alguns vídeos dos bastidores que o próprio Edgar levou foi muito bom.

Sean Astin

Ele fez o juramento dos Goonies com o público! Entre histórias dos bastidores de Goonies, de como foi dar um beijo em uma garota mais velha, e histórias da Terra Media, Sean mostrou muita simpatia e disse que os Goonies deveriam dar uma passada pelo Brasil, mas nada de confirmar a sequência. Ele revelou que ficou com alguns “tesouros” de alguns filmes que fez, como o Mapa do Tesouro de Goonies e a Espada usada por Sam em O Senhor dos Anéis, além do vestido que sua filha usou no final do Retorno do Rei (é, eu também não sabia que era a filha dele).

Sean Astin (Foto: Silmara Albi / CCXP)
Sean Astin (Foto: Silmara Albi / CCXP)

Paramount

A Paramount confirmou a sequência de Tartarugas Ninjas e disse que o Destruidor será o vilão, Rocksteady e Bebop estarão no filme, assim como Megan Fox e Will Arnett, e o personagem Casey Jones dará o ar da graça. O novo Sexta-Feira 13 não é um reboot, e se passará na década de 80, mostrando o relacionamento de Jason com sua mãe. Foram apresentados 15 minutos do filme Projeto Almanaque, e posso afirmar que fiquei muito curioso pra ver. Ele envolve viagem no tempo, com um grupo de jovens que conseguem descobrir um meio de viajar e decidem curtir e aproveitar literalmente todo tempo. A sequência mostra efeitos especiais muito bons e terminou com um gostinho de quero mais. O filme estreia no dia 26 de fevereiro aqui no Brasil. O ponto alto da apresentação foi o trailer de Exterminador do Futuro: Gênesis, com direito a uma abertura exclusiva para o público brasileiro gravada pelo nosso querido Arnold Schwarzenegger. Foi de explodir a cabeça!

Marco Polo

A NetFlix apresentou o primeiro episódio da série em primeira mão na CCXP, e depois rolou um bate-papo com os atores Lorenzo Richelmy, Olivia Cheng e Chin Han, acompanhados do produtor Patrick MacManus. Nesse bate-papo foi falado que a trama é uma história verídica sobre a Mongólia medieval que muitas pessoas não conhecem. Foram exibidos clipes exclusivos da primeira temporada, e MacManus reforçou o cuidado com a cultura asiática, contendo várias cenas de luta e artes marciais. “Temos uma cena com luta entre dois exércitos que aconteceu de verdade, mas decidimos mudar para torná-la mais humana, sendo uma disputa entre dois irmãos”. Marco Polo foi gravada em sete países diferentes – entre eles Cazaquistão, Itália e Malásia – e é a primeira grande produção da Netflix sem atores americanos.

Porta dos Fundos

Os atores  João Vicente Castro, Antônio Pedro Tabet, Júlia Rabelo e Gabriel Totoro e o roteirista Ian SBF falaram do primeiro filme do grupo: “Tínhamos vontade de fazer algo diferente do humor que é produzido hoje em dia na televisão. Fazer piadas que você escuta em conversa de bar, em casa de amigos”. Foi falado também que o processo criativo para a seleção dos textos que serão gravados pelo canal acontecem da seguinte forma: os roteiristas entregam de dois a três roteiros, onde os melhores são selecionadas e os demais voltam para serem retrabalhados. Para fechar o painel, foi exibido um teaser com direito até a participação do Compadre Washington, mas no final foi revelado que era só para brincar com o público. O filme mesmo só entra em produção no início de 2015.

Pixar

Nesse painel, Jim Morris contou um pouco sobre como é o processo criativo na Pixar e como os roteiristas e animadores buscam inspiração e se divertem fazendo o seu trabalho. Eles disponibilizaram para o público 7 minutos da nova animação do estúdio, Divertida Mente. Foi anunciado oficialmente Os Incríveis 2 e Procurando Dolly, sequência de Procurando Nemo. Também foi dito que não há interesse em contar histórias com personagens de Stars Wars e da Marvel por enquanto. E sim, teremos Toy Story 4!

Vingadores: Era de Ultron

Foi exibido um vídeo conectando as Fases 1 e 2 da Marvel, com cenas de todos os filmes, o que fez o público ir ao delírio. Ainda foram mostrados o trailer em 4k de Vingadores: Era de Ultron e um vídeo de Joss Whedon pedindo desculpas por não poder comparecer ao evento por estar no meio da pós-produção do filme. Para o final, foi exibido o teaser trailer da Fase 3 da Marvel, com Thanos e a Manopla do Infinito. Admito que esperava mais desse painel.

Game of Thrones

Os atores Jason Momoa e Lino Facioli falaram sobre suas experiências na série e contaram algumas curiosidades dos bastidores. Momoa confessou como foi difícil aprender a falar dothraki e que se sentia mal nas cenas de sexo com Emilia Clarke, por seu personagem obrigá-la a fazer sexo e com a expressão de tristeza no rosto dela. Outro ponto levantado pelos atores foi como os fãs ainda confundem ficção com realidade, e contaram que o ator Jack Gleeson (o odiado  Joffrey) pensou em parar de atuar devido ao ódio que o público pegou de seu personagem. Jason Momoa saiu em defesa de seu colega e disse “As pessoas levam a sério demais. Ele é um garoto adorável”.

Rebecca Madder

A linda inglesa chegou que era toda sorriso no auditório Thunder, adorando o público brasileiro, e basicamente falou da experiência que foi filmar no Havaí e da sensação de entrar no meio de séries já estabelecidas (Madder entrou na 4ª temporada de Lost e na 3ª de Once Upon a Time). Falou também como foi frustrante ficar sem trabalhar durante a greve dos roteiristas e como se divertiu fazendo uma vilã: “Repetia a mesma frase inúmeras vezes, mas cada vez com um tom diferente. Uma vez boazinha, outra vez maquiavélica. Então decidi dar a Zelena um tom quase sexy, com um ligeiro tom malvado no final, aí os produtores gostaram.”

O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos

Esse foi um daqueles momentos que faz você entender o porque de um evento desses ser tão mágico. Ao chegar no último dia para pegar a pré-estreia, fomos informados que não teríamos senha para assistir o filme devido ao público que dormiu na fila. Sim, muitas pessoas resolveram dormir na fila para não perderem lugar na exibição. O que dizer disso… só uma coisa, vocês são demais! Cara, eu fiquei muito feliz em ver que temos malucos que são fãs e fazem uma doideira dessas só pra assistir um filme e ver os seus ídolos de perto. Aos que conseguiram entrar, parabéns, vocês foram guerreiros e fizeram por merecer.

menina ccxp
(Foto: Silmara Albi / CCXP)

O melhor da CCXP, sem sombra de dúvidas, foi o público presente. Tinham cosplays e fãs, todos falando de quadrinhos, séries, filmes, animações, tirando fotos. Foram dias muitos especiais e fica aqui o agradecimento especial do Cinema em Série para todos que estavam nos quatro dias do evento, falaram com a gente e curtiram de boa. E claro, não esquecendo o mito #DorminhocodaCCXP. Temos uma série de fotos de Cosplays e outras brincadeiras no Facebook, é só conferir.

Abraços e até 2015… É claro que iremos voltar, FOI ÉPICO.