Especial: CCXP 2016 – Coletiva com Tsutomu Nihei, autor de Blame!

Nosso primeiro dia na Comic-Con Experience 2016 foi recheado de surpresas e atrações. Muito animado de poder estar no Brasil, Tsutomu Nihei, criador dos mangás Knights of Sidonia e Blame, falou sobre novo trabalho e sobre as adaptações de suas obras para animes da Netflix.

Após 20 anos do seu lançamento original no Japão, os brasileiros agora poderão conferir o mangá Blame que a editora JBC está trazendo para cá. Embora com muito orgulho, Nihei sente certa timidez com seu trabalho, pois ele evoluiu bastante de lá para cá. Mas a adaptação para o anime longa metragem da Netflix terá uma pegada totalmente diferente do mangá: “Nossa preocupação é ser fiel à ambientação e ao universo do mangá, e não à história. Há uma grande parceria entre o autor e a produção do anime.”

Muito em voga hoje estão as adaptações de mangás para filmes hollywoodianos, mas Nihei diz que não gostaria de ver as suas obras ganhando tal versão: “Se for para acontecer, que seja uma produção japonesa, pois elas refletem muito mais similaridade com as minhas obras.”

Nihei também já atuou no mercado ocidental quando escreveu e desenhou a HQ Wolverine: Snikt, mas não ficou muito feliz com a empreitada: “Gasta-se muito tempo e energia para não estragar as características básicas do personagem.”

Sobre o seu trabalho, o artista segue melhorando e experimentando em seu traço: “Tentava deixar tudo o mais preto possível, agora quero experimentar trabalhar com o mais branco possível, trabalhando apenas com linhas.”