Especial: Séries Britânicas – Parte 2

Continuamos com a segunda parte do Especial sobre as séries da Terra da Rainha Elizabeth. Sem enrolação, vamos à lista:

7 – Misfits (Desajustados)

Misfits é uma série de humor negro sobre um grupo de cinco jovens delinquentes obrigados a trabalhar em um programa de serviço comunitário, onde eles adquirem superpoderes após uma estranha tempestade elétrica. Não espere encontrar uma história de super-heróis, nem algo parecido com a série americana Heroes, porque Misfits não trata disso. A abordagem lembra muito mais a do filme O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, no original), claro, que além de problemáticos, eles tem os poderes afetando ainda mais suas vidas e criando vários problemas.

A série já teve duas temporadas (com 6 episódios cada) e um Especial de Natal, e já tem uma terceira (com 8 episódios) anunciada para o final de 2011. Recentemente, foi anunciado que o protagonista, Nathan, não voltará para a terceira temporada e que sua despedida acontecerá no episódio especial “Vegas Baby” que estará disponível na internet. Aqui no Brasil, Misfits é exibida no canal pago Multishow com o nome de Desajustados.

8 – Sherlock

A série tem um formato interessante: a primeira temporada é formada por 3 episóios de 90 minutos, mostrando uma versão nos dias atuais, com toda a atual tecnologia à disposição do famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle e claro, do seu parceiro Dr. Watson.

Nessa versão, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch, que fará o dragão Smaug em O Hobbit) é jovem, impetuoso, arrogante, insuportável e imperfeito. Por achar estar acima dos meros mortais, incapazes de acompanhar seu raciocínio dedutivo, ele se diverte com a ignorância dos que lhe cercam, enquanto esfrega na cara dos outros sua superioridade. Ele até é um homem educado, mas que que só trata como igual alguém a quem julga igual, e isso não é muito frequente. Não estranhe se você se lembrar do Dr. House quando estiver assisitindo à série.

Ao lado do detetive está a versão moderna do Dr. Watson (Martin Freeman, o novo Bilbo de O Hobbit), um veterano de guerra cheio de traumas e problemas. Temos também o Inspetor Lestrade (Rupert Graves), sempre relutante em pedir ajuda ao detetive maluco, mas eficiente na resolução dos casos.

A primeira temporada Sherlock foi recentemente lançada por aqui em DVD e uma segunda temporada já está confirmada, com mais 3 episódios de 90 minutos cada.

9 – Luther

John Luther (Idris Alba, de Thor) é um detetive angústiado da polícia de Londres. Ele é suspenso depois de não fazer nada para evitar a queda de um criminoso de uma altura suficiente para deixá-lo em coma. Após alguns meses de tratamento, Luther tenta manter o equilíbrio mental para manter o emprego e seu casamento, mas logo percebe que isso é uma missão muito mais difícil do que prender bandidos.

Luther tem tantos problemas psicológicos que chega a agir de forma suicida em cada um de seus casos, chegando a fazer roleta russa com um suspeito. A ótima atuação de Idris Elba ajuda a passar a tensão necessária ao personagem, o que fez de Luther um sucesso de audiência na BBC, tendo já duas temporadas (com 6 e 4 episódios, respectivamente) e uma terceira já confirmada à caminho.