Crítica: 47 Ronins

Galera, a crítica abaixo foi feita pela nossa parceirinha Ingrid Reis, divirtam-se!

O que esperar de um filme de Samurais? Lutas com espadas e muita ação, ou pelo menos muitos combates, não é mesmo? Infelizmente 47 Ronins deixa um pouco a desejar nesse quesito, apesar de ter efeitos visuais interessantes e uma boa fotografia. O filme é uma leitura da cultura oriental, uma versão americanizada (e corrompida) do longa japonês homônimo de 1941, dirigido por Kenji Mizoguchi.

47 ronins ft 1

A história gira em torno de 47 samurais que após terem seu líder morto por seppuku (ato de tirar a própria vida para recuperar a honra diante de seu povo), são exilados de seu povoado, tornando-se ronins. Após um ano os 47 ronins começam sua busca por vingança com a ajuda do mestiço Kai (Keanu Reeves). A trama é bem interessante, mas o ritmo do filme é lento, as coisas demoram para acontecer e isso cansa bastante o espectador. Os efeitos visuais são bons, nas partes com mais ação dão algo a mais à cena, mas em alguns momentos atrapalham ou são exagerados.

47 ronins ft 2

Keanu Reeves faz o papel de Kai, e apesar de ser um personagem relevante e ter extrema importância, o ator deixa a desejar com sua interpretação sem graça e insossa. Ao contrário do que muitos pensam, Reeves não é o protagonista. A história não gira em torno dele e sim dos 47 ronins, principalmente de Hiroyuki Sanada que interpreta Oishi, o ronin que lidera o grupo rumo à vingança. Portanto pode-se dizer que Reeves é apenas um coadjuvante de luxo, um personagem que tem sua relevância e complementa a trama.

47 ronins ft 3

A atriz Rinko Kikuchi se destaca absurdamente no papel de feiticeira, ela está deslumbrante e consegue dar à personagem um ar cômico e bipolar. O espectador encontrará várias referências cinematográficas no decorrer do filme, algumas irão divertir, outras nem tanto. Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis, A princesa e o Plebeu, Eragon e muitos outros.

47 ronins é um bom filme para entretenimento, é tecnicamente bom, apesar de infelizmente não conseguir contar bem a história. Ainda assim vale a pena assistir, só não esperem que tenha tanta ação quanto há no trailer.

 

47 Ronins, EUA, 2013 – 118 min.

Elenco: Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Tadanobu Asano, Cary-Hiroyuki Tagawa, Rinko Kikuchi.

Direção: Carl Rinsch.