Crítica: A Menina que Roubava Livros

Galera, a crítica abaixo foi feita pela nossa parceirinha Ingrid Reis, divirtam-se!

Ao que tudo indica, A Menina que roubava livros (The Book Thief) é uma ótima adaptação e em termos cinematográficos é uma lástima não ter sido indicado ao Oscar. Muitos elogiaram o longa como adaptação, o que provavelmente é uma boa notícia para os fãs do livro, que podem respirar um pouco aliviados. Aparentemente a obra foi respeitada. Atenção aos espectadores sensíveis, é impossível não se emocionar com essa história. É emoção simples e pura do início ao fim. Portanto, levem lenços de papel!

Menina ft 8

O filme conta a trajetória de Liesel Meminge, uma jovem que sobrevive fora de Munique, durante a Segunda Guerra Mundial, através de livros que ela rouba, ou simplesmente pega “emprestado”. Seu pai adotivo a ensina ler, e ao descobrir o maravilhoso mundo da leitura, a garota simplesmente não consegue parar de ler. O longa não trata somente da descoberta da leitura, muito pelo contrário! A história nos ensina a dar valor às pequenas coisas e aos bons momentos que vivemos. É um período de guerra! Pessoas morrem, há tristeza e angústia. Mas Liesel apesar de sofrer em muitos momentos, é a luz na vida das poucas pessoas que ela conhece. A menina encanta todos ao seu redor, com seu jeito e sua leitura.

Menina ft 2

A delicadeza com o que o filmes foi construído é maravilhosa, a retratação da guerra e da morte é feita de uma forma sutil e suave, não é algo agressivo e pesado. A fotografia e a direção de arte é perfeita, com suas imagens claras e suavidade das cenas. Sophie Nélisse realmente veste o papel de Liesel, com olhos expressivos e um jeito de menina que surpreende. A atriz é a vida do filme, é o sol que ilumina os dias de tempestade que a guerra traz. Sophie passa emoção aos espectadores de maneira simples e delicada, deixando todos encantados por ela.

Menina ft 3

Para finalizar, a retratação da guerra e do nazismo foi bem construída. O alistamento, e o que a guerra representava para aquelas pessoas, tudo foi muito bem construído e elaborado. E deem uma atenção especial para a narração do filme, simplesmente fantástica e surpreendente.

 

The Book Thief, EUA/ALE, 2013 – 131 min.

Elenco: Sophie Nélisse, Roger Allam, Kristen Block, Emily Watson, Geoffrey Rush.

Direção: Brian Percival.