Crítica: Confissões de Adolescente

Na época em que eu ainda estava na escola (e olha que nem tem tanto tempo assim) decidi fazer teatro para ver se perdia o medo de falar em público, que quase me fazia vomitar ao ter que apresentar um trabalho na frente da turma. E a peça que eu fiz foi Confissões de Adolescente e fiquei encantada com o texto! Alguém entendia a minha cabecinha de 14 anos, meus “sofrimentos” e angústias! E há algumas décadas o texto é atual para os adolescentes, então, imaginem o sucesso que será esse filme.

Confissões1

O longa trata da história da família de Paulo (Cássio Gabus Mendes), o pai de quatro meninas: Tina (Sophia Abrahão), Bianca (Isabella Camero), Alice (Malu Rodrigues) e Carina (Clara Tiezzi), que se veem em uma crise financeira que os obrigará a se mudar (o que na cabeça de um adolescente é basicamente o fim do mundo). Então, elas se comprometem a ajudar de alguma forma, como economizando luz e energia e fazendo as unhas em casa, enquanto lidam com os seus dilemas dessa fase da vida. Tina está tentando arranjar um emprego, ao mesmo tempo em que tenta manter seu namoro com o namorado mimado. Bianca tem um complexo e secreto relacionamento. Alice está tentando ter a primeira vez com o seu namorado, apesar de diversas tentativas frustradas. Karina, a mais novinha, está começando a despertar a atenção dos meninos, e não sabe muito bem como encarar essa nova realidade. Ou seja, tudo que eu, você, e seus amigos passaram (ou ainda estão passando).

Confissões2

Depois de uma série de desapontamentos do cinema nacional, Confissões de Adolescente foi uma grata surpresa. Abordando temas que até hoje ainda são tabus como: sexo, gravidez na adolescência, homossexualidade e, um tema muito atual, o bullying, o filme consegue balancear a seriedade que esses assuntos precisam com a leveza e diversão de ser tratado por adolescentes. É uma delícia se colocar no lugar das meninas e reviver essa época tão maravilhosa, estranha e conturbada que é a adolescência. As atuações estão ótimas, o texto (que muitas vezes cita o original, da peça) é divertido e a história te distrai por algumas horas das suas responsabilidades de adulto. As cenas mais engraçadas são protagonizadas por Felipe e seu amigo, personagens mais jovens, rendendo referência até mesmo a Crepúsculo.

Confissões3

Eu tenho certeza que o filme irá fazer sucesso com os adolescentes e com os adultos que já viram essa peça ou se lembram da saudosa série da década de 90 (Deborah Secco novinha e fofinha), que por sinal, as quatro meninas que faziam as filhas na série, viraram as mães do filme. A história pode parecer bobinha para alguns, mas tente se lembrar do terror que você passou na época do seu primeiro beijo, o quanto de drama você fez na época por isso, e aproveite o filme.

 

Confissões de Adolescente, Brasil, 2014 96 min.

Elenco: Cássio Gabus Mendes,Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues, Clara Tiezzi, Deborah Secco, Maria Mariana, Georgiana Góes, Daniele Valente

Direção: Daniel Filho e Cris d’Amato