Crítica: Dezesseis Luas

Gente segue a crítica do filme Dezesseis Luas cedida gentilmente pela nossa colega Ingrid Reis. Divirtam-se!

Dezesseis Luas (Beautiful Creatures) infelizmente está sendo vendido como o novo “Crepúsculo”, mas apesar de ter algumas referências, não tem nada a ver com o outro filme. A culpa disso é do próprio estúdio em querer aproveitar o sucesso que a história de Edward e Bella fez entre os adolescentes. Há algumas semelhanças no início da trama, uma espécie de Edward e Bella invertidos em Lena e Ethan, mas nada muito grave. O filme é uma adaptação do romance sobrenatural de Kami Garcia e Margaret Stohl.

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece… Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Os dois vivem uma história de amor e são misticamente atraídos um pelo outro, juntos eles descobrem segredos de suas famílias.

O longa faz exatamente aquilo a que se propõe: entretém o público adolescente. A fotografia é linda e os efeitos especiais são bem legais também, mas infelizmente o roteiro peca um pouco, existem alguns furos e erros de continuidade. Apesar desses pequenos pontos negativos o filme é bom para o público adolescente e trata de um tema interessante: o sacrifício. Ah, mas não é aquele tipo de sacrifício demoníaco, é algo muito mais profundo! Tem a ver com força do amor e o até onde é possível ir por esse sentimento.

O elenco é composto por Alden Ehrenreich, Alice Englert, Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, J.D. Evermore, Jeremy Irons, Kyle Gallner, Lance E. Nichols, Rachel Brosnahan, Thomas Mann, Tiffany Boone. Nem é preciso dizer que Emma Thompson está fabulosa na trama e que rouba a cena sempre que aparece. A atriz simplesmente é a diva sexy do filme. Alden Ehrenreich não combina muito com seu personagem, mas consegue convencer em sua atuação. Já Alice Englert consegue surpreender um pouco com o decorrer do filme.

 

Beautiful Creatures, EUA, 2013 – 124 min.

Elenco: Alden Ehrenreich, Alice Englert, Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, J.D. Evermore, Jeremy Irons, Kyle Gallner, Lance E. Nichols, Rachel Brosnahan, Thomas Mann, Tiffany Boone.

Direção: Richard LaGrevenese.