Crítica: Guardiões da Galáxia

Marvel, eu te adoro!!! Quando anunciaram que fariam um filme dos Guardiões da Galáxia, eu fui um dos primeiros a perguntar “Quem?”, porque mesmo sendo fã assumido da Marvel, eu não conhecia muito da equipe (conhecia os personagens, mas não a equipe). Então, eu pensei que se eles conseguissem fazer um bom filme numa pegada cósmica, meus amigos, nada seguraria o Marvel Studios. E não é que eles conseguiram? Guardiões da Galáxia é muito f%da!

Guardiões 01

A história do filme começa com o pequeno Peter Quill (Chris Pratt) escutando música e sendo abduzido por um grupo de  ladrões alienígenas. Depois, já crescido, Quill (agora se apresentando como Senhor das Estrelas) aparece num planeta totalmente inóspito para roubar uma orbe. O desenrolar do filme é basicamente todos querendo esta orbe. Ronan (Lee Pace), o vilão do filme, quer o objeto para entregar a Thanos (sim, aquele cara que aparece no final dos Vingadores), então manda Gamora (Zoe Saldana) para recupera-lá. Nesse meio tempo, Rocky (voz de Bradley Cooper) e Groot (Voz de Vin Diesel) também aparecem, mas com outras intenções. Ainda mais a frente do filme, Drax (Dave Bautista) se junta a eles, fechando o elenco principal.

Guardiões da Galáxia é o que podemos chamar de um filme de equipe, pois cada personagem tem um tempo de tela bom e suas motivações são colocadas de forma natural, sem parecer forçadas ou sem explicação. Chris Pratt manda muito bem como Peter Quill, e seu papel de líder da equipe acontece naturalmente, de um jeito mais suave do que foi com o Capitão América em Os Vingadores. Zoe Saldana consegue passar credibilidade ao viver Gamora – a mulher mais perigosa da galáxia -, mesmo nas cenas em que Quill e ela flertam, o desfecho fica muito fiel ao que se vê nas HQs. Dave Bautista me surpreendeu muito. Seu Drax é mal, é carismático, e quase ingênuo algumas vezes, mas consegue ter o seu espaço muito merecido na trama. O trabalho que Bradley Cooper fez ao emprestar a sua voz a Rocky foi espetacular. Nunca um guaxinim foi tão rabugento, tagarela e engraçado. Quem merece um parabéns especial também é Vin Diesel. Por mais o que o Groot tenha um vocabulário reduzido, as entonações de voz e a cadência que ele fala, passavam muito do que ele queria dizer. Ficou sensacional.

Além do elenco principal, o filme ainda tem muitos rostos conhecidos como Benicio Del Toro, Michael Rooker, Karen Gillan, John C. Reilly, Glenn Close, Djimon Hounsou e Ophelia Lovibond. De todos eles, vale ressaltar o papel de Michael Rooker como Yondu Udonta. Você vai se surpreender com ele.

Guardiões 02

James Gunn, que escreveu e dirigiu o filme, acerta muito na pegada leve e descontraída. O clima meio Star Wars fica pairando no ar, não chega a incomodar, mas as referências são visíveis e possíveis comparações são inevitáveis. Mesmo assim, Guardiões da Galáxia tem vida própria e conta com um roteiro muito gostoso de acompanhar, frases de efeitos na hora certa (a maioria na conta do Rocky) e um humor bem medido, sem ser forçado. E vale também o destaque para a maravilhosa trilha sonora anos 80 ao nível máximo que dita o ritmo da narrativa.

A caracterização dos personagens e do universo em que o filme acontece contribui ainda mais para que você acredite e vivencie ao máximo a experiência de estar rodando pelos confins do espaço da Marvel.

Guardiões 04

Acho que a essa altura, já deu para perceber que sim, eu sou mega fã da Marvel e fico com palpitações antes de todo novo filme. Levando-se em conta que Homem de Ferro 3 foi na melhor das hipóteses, um filme mediano, e Thor 2: O Mundo Sombrio foi legal, tivemos um 2013 fraco para a Marvel. Mas parece que o estúdio resolveu chegar com tudo em 2014, e depois de nos entregar um Capitão América 2: O Soldado Invernal explodindo cabeças (e a S.H.I.E.L.D.), traz Guardiões da Galáxia, onde mostrou que consegue fazer um filme f%da mesmo com personagens poucos conhecidos. E isso deixa a porta aberta para novas empreitadas.

Que venham Vingadores 2: A Era de Ultron e Homem-Formiga!

 

Guardians Of The Galaxy, EUA, 2014, 121 min.
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave  Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel e Lee Pace
Direção: James Gunn