Crítica: Guerra é Guerra !

Galera embora goste de comédias românticas (afinal, nem só de balas voando e de caçada à criminosos vive o homem) não sou muito fã de assistí-las no cinema, sei lá, algo meio pessoal. Mas quando vi o trailer de Guerra é Guerra! (This Means War) tive que ir conferir na telona como dois atores que vi no ramo da ação iam se sair numa comédia, aliás gosto muito dessa inversão, “atores que são mais conhecidos por filmes de ação fazendo comédia”. Então a pergunta que vocês me fazem é…”e aí, valeu ?”

Um belo dia Lauren Scott (a Legalmente Loira Reese Witherspoon) se tocou de que tava cansada de ficar encalhada mas não tinha paciência pra nenhum encontro no momento. Depois que uma amiga a inscreve num site de relacionamentos ela acaba conhecendo Tuck (Tom Hardy, de A Origem) e gostando muito dele. Mas depois de seu encontro com Tuck ela esbarra com FDR (Chris Pine, de Star Trek. Aliás, que raio de nome é FDR hein ?) e depois de muita insistência do cara ela aceita sair com ele. O que Lauren nem desconfia é que Tuck e FDR são parceiros agentes secretos da CIA, além de serem dois grandes amigos. Quando um descobre que o outro está saindo com a loira, começa a batalha entre os amigos pra ver quem fica com o coração da gata.

Cara como comédia romântica o filme não é diferente de nenhum outro, o final dele é até óbvio e você já deve até saber com quem Lauren fica no final, aliás achei até injusto. É tipo aquele argumento de BBB, “A edição tá favorecendo ele”. A graça da fita tá nas atuações de Pine e Hardy e nos altos esforços de seus personagens para conquistar Lauren, eles estão hilários. Reese também não apresenta muita novidade na atuação, ela já é mais que talhada nessas fitas, mas também tem momentos legais e resolve se arriscar um pouco na ação. McG foi um bom aluno na “Escolinha Michal Bay para filmes Pipocas” e dirige um filme que é simples e mastigadinho pras moçoilas que podem se imaginar disputadas por dois bonitões e para os marmanjos que gostam de uma ação (embora mínima ela existe).

Bem isto posto Guerra é Guerra! não é nenhum marco no seu ramo mas é uma diversão no mínimo interessante, melhor do que Caçador de Recompensas (aquele com Gerard Butler e Jennifer Aniston) com certeza, o filme vence muito nos diálogos. Até a dublagem é divertida, só se perde as piadas do inglês britânico de Hardy. Pode ir pro cinema tranquilo, mas não espere uma “experiência transcedental”.

 

This Means War, EUA, 2012 – 97 min.

Elenco: Reese Witherspoon, Chris Pine, Tom Hardy, Til Schweiger, Angela Bassett.

Direção: McG