Crítica: Inatividade Paranormal

Galera filmes que zoam outros filmes já existem desde que o samba é samba, e pra nossa geração o mais famoso com certeza foi Todo Mundo em Pânico (o qual até estou assistindo agora enquanto escrevo esta crítica). Então, 12 anos depois do segundo filme, os irmãos Wayans estão de volota ao mundo da zoação com filmes de terror, agora zoando a nova sensação do gênero, Atividade Paranormal. Mas não se surpreenda…as piadas não mudaram muito.

E como o objeto de zoação, Inatividade Paranormal (A Haunted House) também segue a linha “falso documentário”. Quando Malcolm (Marlon Wayans) resolveu trazer a sua namorada Kisha (Essence Atkins) pra morar na sua casa, fenomenos sobrenaturais começam a acontecer ao redor do casal, transformando sua vida num inferno. Para acabar com isso, eles pedem ajuda a todo tipo de gente, desde um padre (Cedric the Enterteiner) até a um médium (Nick Swardson), mas não vai ser nada fácil se livrar da assombração.

Bem, a sacada de fazer o filme também no estilo “câmera na mão” até que foi interessante e até tem um ou dois momentos que são genuinamente hilários, mas o filme não consegue atingir a mesma ousadia e criatividade que foi o primeiro Todo Mundo em Pânico, onde as piadas racistas e sexistas e outros “istas” envolvidos pareciam ser mais legais e aqui tais momentos soam meios repetitivos. Mas só pra deixar bem claro, elas soam assim pra mim por que cresci assistindo filmes desse gênero, como Corra que a Polícia vem aí e Top Gang. A galera que está começando suas idas ao cinema agora, ou que até mesmo não enjoe tão facilmente por esse tipo de humor, pode ser atingida mais facilmente pelas piadas em cima dos recentes filmes de terror, como Sobrenatural, A Entidade e Filha do Mal.

Se vale a pena o ingresso ? Bem, esse tipo de filme não me impressiona mais com tanta facilidade (infelizmente, já que é um gênero que eu adoro) mas torço pra que você veja mais graça nele do que eu e até me critique aí nos comentários. Por que eu cresci com os filmes que citei acima, sou mais exigente com paródias !

 

A Haunted House, EUA, 2013 – 86 min.

Elenco: Marlon Wayans, Essence Atkins, Cedric the Entertainer, Nick Swardson.

Direção: Michael Tiddes.