Crítica: O Lobo de Wall Street

Geralmente, os filmes do Scorsese não fazem muito a minha cabeça. Nada contra ele, só não faz o meu estilo mesmo. Porém, estava bem curiosa para ver O Lobo de Wall Street, pela atuação do Leonardo DiCaprio e pela trama ser baseada em uma história real. Gente, sério, não é possível uma pessoa daquele jeito ser normal, não viu?

LobodeWallStreet1

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) foi um corretor da bolsa de valores norte-americana nas décadas de 80/90, que por meio nada lícitos conseguiu se tornar milionário com apenas 26 anos. Jordan começou estagiando em uma grande empresa, que depois da segunda-feira negra  na década de 80 quebrou. Sem emprego e sem dinheiro, ele começa a procurar emprego em qualquer setor, até que sua mulher Teresa (Cristin Milioti) encontra um emprego em uma humilde agência de corretores, que ao invés de negociar ações de empresas famosas, vende ações a centavos, de empresas pequenas e de origem bem duvidosa. Dessa forma nada legal, Jordan conhece Donnie Azoff (Jonah Hill), e juntos começam sua própria empresa de venda de ações, e em pouco tempo se transformam em gigantes. Regados a muitas drogas, prostitutas, dinheiro e crimes de colarinho branco, a história mostra os dois cada vez mais ricos… e loucos. O filme foi baseado no livro autobiográfico de Belfort.

LobodeWallStreet2

O Scorsese disse em entrevista que esse filme não era para todos. E oh, concordo. Eu, particularmente, amei o filme! Mas entendo que é um filme difícil de agradar ao grande público, por ser bem politicamente incorreto, com cenas de nudez e sexo, palavreado chulo, e uma história que gira por 3 horas em torno de bolsa de valores e ações, assuntos não tão comuns assim para todos. Mas eu digo: VALE A PENA dar uma chance! Leonardo DiCaprio está maravilhoso, como sempre! Sua entrega ao papel é incrível, sua atuação impecável. Se muitos duvidavam de sua capacidade de fazer comédia, esse filme cala a todos. A história, apesar de controversa, é muito interessante, mostrando um lado cômico dos crimes de colarinho branco e toda a loucura que foi a vida de Jordan (Eles brincavam de tiro ao alvo com anões. Sério.). O elenco todo está maravilhoso, se entrosando muito bem, e complementando a atuação de DiCaprio. Jonah Hill é um grande destaque do filme, revelando um lado não antes mostrado em seus filmes de comédia pastelão.

LobodeWallStreet3

A narrativa do filme é feita em primeira pessoa, e em vários momentos sendo interrompida pelo personagem principal. Eu recomendo muito, muito mesmo, esse filme (lembrando que é para maiores de 16 anos!) pela direção espetacular e pela atuação de DiCaprio digna de um Oscar! Lembrando que o filme recebeu diversas indicações e prêmios no Globo de Ouro, e várias indicações ao Oscar. Encerro a crítica com um pedido: Membros da academia, parem de ranço com o DiCaprio e entreguem o Oscar que ele tanto merece (por esse, e por outros tantos filmes)! Que 2014 encerre o jejum do ator, porque eles nos presenteou com mais um filme maravilhoso.

 

The Wolf Of Wall Street, EUA, 2013,  179 min.
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey, Kyle Chandler, Rob Reiner, Jon Bernthal, Jon Favreau
Direção: Martin Scorsese