Crítica: O Pequeno Príncipe

Engraçado que já faz um bom tempo que Hollywood vive numa onda “revival”, trazendo sempre as mesmas fórmulas para o cinema (ou, como ultimamente, dando uma nova roupagem a clássicos antigos) e O Pequeno Príncipe tenha demorado tanto para ter a sua história novamente nas telonas. Seria por intimidação devido à importância da obra de Antoine de Saint-Exupéry, como o próprio diretor dessa nova versão, Mark Osborne, admitiu? O fato é que se passaram mais de 20 anos sem que nada fosse visto, até que chegou essa linda animação.

Pequeno Principe ft1

Talvez até mesmo por essa intimidação, Osborne procurou não fazer uma adaptação direta da história, mas sim usá-la como alegoria para contar a história de uma menina que vive de forma bastante mecanizada, com horários determinados para cada aspecto da sua vida. Após uma falha tentativa de entrar para uma bem conceituada escola, ela se muda para uma casa onde se torna vizinha de um velho totalmente às avessas. Tal personalidade cativante logo atrai a menina, e enquanto o velho lhe conta suas antigas memórias com o Pequeno Príncipe, se forma um laço de amizade entre ambos.

Pequeno Principe ft 3

Outro excelente ponto para Osborne, a animação está bela, principalmente as que mostram as passagens do livro. É visível o esmero dos animadores em tornar a animação tão bela e marcante quanto a história que ela está contando, e o resultado salta aos olhos. O roteiro também está tão à altura da história quanto a animação, todas as alegorias implícitas no livro, e personagens misteriosos, estão presentes e são extremamente importantes para contrastar com o que está acontecendo na vida da menina e como duas pessoas perdidas precisavam uma da outra, seja o Príncipe do aviador, como a menina do velho.

Pequeno Principe ft 2

Como vimos a versão dublada, podemos dizer que foi um trabalho muito bem feito, com interpretações que não diminuem a qualidade do filme nem um pouco. Não só uma excelente animação, O Pequeno Príncipe é obrigatório para tanto crianças quanto para adultos, para mostrar como todos nós nos deixamos afetar pelos nossos afazeres da vida corriqueira que esquecemos das pequenas coisas que são tão importantes quanto.

 

The Little Prince, EUA, 2015 – 108 min;

Elenco (vozes): Rachel McAdams, Jeff Bridges, Mackenzie Foy, Vincent Cassel;

Diretor: Mark Osborne.