Crítica: O Protetor

Eu tenho a mania de ir ao cinema por causa de alguns atores, Denzel Washington e um desses. Acho que desde que assisti a um Dia de Treinamento eu realmente virei fã dele, ai depois tivemos muitos outros como Déjà Vu,  O Gângster, O Livro de Eli, O Voo  e outros, mas só esses vem a minha mente. Em O Protetor alem de ter o Nego Gato, temos a gracinha da Chloë Grace Moretz que mesmo aparecendo pouco na tela e de vital importância para a trama.

Critica_O Protetor_01

Então vamos para o enredo.

Robert, um sujeito bacana, boa praça, conhecido pelos seus colegas pela bondade e disposição em ajudar. Ele frequenta na madrugada uma lanchonete local para ler e tomar chá, nela acaba ficando amigo de uma prostituta Teri/Alina. Quando a garota leva uma surra de seus cafetões, Robert, volta a usar suas habilidades do passado, iniciando uma verdadeira guerra contra a Mafia Russa.

Critica_O Protetor_05

Bem o filme segue a pegada do Cara que resolve tudo sozinho sem precisar de ajuda e nem se preocupa em responder como ele consegue e muito menos onde aprendeu a fazer tudo que sabe.  E como todo o filme de ação tem cenas clichês como não olhar pra traz na hora de uma baita explosão e claro a clássica andada em câmera lenta debaixo de chuva (mesmo que não estivesse chovendo) apontando a arma para o Vilão.

Vilão esse interpretado por Marton Csokas, também segue a linha clássica, corpo todo tatuado (com direito a uma cena que a câmera faz questão de mostrar todas as Tatoos), cara de mal e totalmente sem escrúpulos, que faz o espectador aguardar ansioso o momento em que o herói vai encara-lo e se livrar dele.

Critica_O Protetor_04

O Protetor, e baseado numa serie dos anos 80, do mesmo nome, creio que por isso o clima do filme lembra muito a pegada dessa época. Denzel executa bem as cenas de ação e consegue te convencer que sempre tem o controle da situação. A violência apresentada no filme mesmo alta não compromete, pois esta no contexto do filme e acontece de maneira fluida.

Eu recomendo o filme, principalmente se você for fã de filmes de ação e gosta da temática “O Cara que resolve”. Vá e aproveite mais uma bom filme de Denzel.

Abraços e ate a próxima.

The Equalizer, EUA, 2014 – 132 min.

Elenco: Denzel Washington, Chloë Grace Moretz, Marton Csokas

Direção: Antoine Fuqua.