Crítica: O Último Desafio

Galera desde aquela rápida (e icônica) cena do primeiro Os Mercenários, em 2010, o eterno Exterminador Arnold Schwarzenegger vem voltando aos pouquinhos às telonas. Depois de ganhar uma participação (muito) maior (e hilária) na sequência, é hora do Schwarzza seguir caminho solo e O Último Desafio (The Last Stand) foi uma escolha perfeita pra um retorno. Não pense que será “um filme pra mudar a sua vida”, é só tiro e muito clichê, mas o Schwarzza faz isso bem como poucos.

Aqui, O Terminator é Ray Owens, ex-detetive da Narcóticos que resolveu se aposentar e curtir a vida de xerife numa pequena e pacata cidade, Sommerton Junction. O problema é que muito longe dali, na cidade grande, um famoso preso (Eduardo Noriega), escapa da custódia do FBI e traça o seu caminho para o México. Mas entre ele e a liberdade que o espera após passar a fronteira está a cidade vigiada pelo Xerife Owens. Assim que descobre os planos do prisioneiro e sem poder contar com ajuda nenhuma, Owens só pode contar com o seu próprio pessoal para impedir que o bandido se dê bem no final.

Sem muita enrolação, sem trama mirabolante. O mais legal do filme é que ele não tenta ser mais do que ele é, e se sai muito bem nesse quesito. Schwarzza faz aquela atuação costumeira, com aquela “cara de cera”, mas agora a cera tá derretendo. E, assim como em Os Mercenários 2, o roteiro brinca muito com a velhice do ator, em vários momentos, principalmente os de ação, quando o ator demora visívelmente a se recuperar. Os alívios cômicos de Luíz Guzman e John Knoxville estão na medida e enquanto Jamie Alexander e o brazuca Rodrigo Santoro fazem o trabalho costumeiro, nada excepcional mas não deixam a peteca cair, o que já tá de bom tamanho.

Apesar de estar esperando um filme de cerco mais no estilo de Assalto à 13a DP, o diretor Jee-woon Kim nos entrega um filme até que bem divertido, o que, para um primeiro trabalho em Hollywood, já é muito bom. o diretor traz toda a violência que vemos em filmes orientais, como o fato de exaltar os ferimentos à bala. Se Vale a Pena o ingresso ? No geral, O Último Desafio é um bom filme de ação que vale mais pelo retorno de Schwarzengger às telonas. Só tenha em mente que você vai ver um filme que é um ótimo passatempo e nada mais e você vai se dar muito bem.

 

The Last Stand, EUA, 2013 – 107 min.

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Jamie Alexander, Rodrigo Santoro, Luíz Guzman, John Knoxville, Eduardo Noriega, Forest Whitaker.

Direção: Jee-woon Kim.