Crítica: Operação Big Hero

Galera quando vi Frozen não entendi o por quê de tanto auê (vide podcast 26) mas uma coisa ficou bem clara: Ele tem um incrível apelo ao público infantil, em especial às meninas. Todas querem se tornar princesas e serem donas de seu próprio nariz. Bem se o sonhos de toda a menina é se tornar uma princesa, o sonho de todo menino é se tornar super-herói, e a primeira coisa que me veio à cabeça quando terminei de ver Operação Big Hero (Big Hero 6) que é ele é um “Frozen para meninos”.

big hero 3

Conhecemos o garoto-gênio Hiro Hamada, que ao invés de usar o seu intelecto para algo construtivo perde seu tempo com brigas de robôs nos becos sinistros de San Fransokyo. Mas ele acaba tomando jeito depois de conhecer o local de trabalho do seu irmão, que infelizmente morre após um acidente no laboratório. Como lembrança, Hiro fica com a última invenção do irmão, um robô inflável chamado Baymax, e quando descobre o real motivo que levou seu irmão à morte, ele conta com a ajuda dos amigos e de Baymax para descobrir e prender o responsável.

Big Hero ft 1

A ambientação de Big Hero é fantástica. Eles uniram as ruas e marcos de São Franscisco com os arranha-céus e arquitetura japonesa, e não fica só nisso, San Fransokyo é muito mais do que a união de dois nomes. Muito das características culturais permaneceram também, a cena do enterro mostra isso. Os personagens, que foram levemente baseados nos quadrinhos da Marvel, também são muito cativantes, e como somos levados pela história através de Hiro, suas motivações se mostram mais válidas e servem para fundamentar o filme. A interação entre ele e o robô Baymax é muito divertida de se ver, e é aqui que o filme não se prende só aos meninos, e vai ganhar os pais também.

big hero 2

Os outros personagens tem os seus momentos, tudo é bastante equilibrado. O visual da animação é excelente, os detalhes são primorosos, e o roteiro não deixa dever em nada. Com tudo isso, Operação Big Hero tem tudo pra se tornar a nova febre da criançada e a nova falência dos pais que querem ver seus filhos felizes. Mas é por uma boa causa, pais. E não perca o curta O Banquete, antes da exibição, vale tanto quanto o próprio filme.

 

Big Hero 6, EUA, 2014 – 102 min.

Elenco: Ryan Potter, Daniel Hassey, T.J. Miller, Jamie Chung, Damon Wayans Jr., James Cromwell.

Direção: Don Hall, Chris Williams.