Crítica: Os Estagiários

Galera, vou divagar um pouquinho, mas juro que no decorrer do texto me faço entender: Quantas vezes vocês foram a uma loja e viram algo que queriam comprar, mas compraram na internet por ter um preço mais barato? Eu mesmo já fiz isso várias vezes, e com esse pensamento, concluí que a profissão de vendedor está caindo cada vez mais no limbo. A internet está tomando tudo, assim como o carteiro perdeu o seu lugar para os e-mails. E para onde vão as pessoas que ocupavam este cargo?

Essa é basicamente a proposta de Os Estagiários (The Internship). A dupla Billy (Vince Vaugh) e Nick (Owen Wilson), bons na lábia da venda, se vêem sem emprego uma vez que seu chefe (John Goodman) subitamente fecha a empresa. Com sua vida pessoal caindo cada vez mais, Billy, ao procurar empregos no computador, vê a possível solução dos seus problemas no site que, na maioria dos computadores, já abre logo de cara assim que ligamos: uma vaga de estágio na Google.

Aí começa uma série de clichês (e não falo isso de modo negativo), tipo “os homens velhos em um mundo totalmente novo”. Neste caso, o mundo tecnológico, onde precisam se conectar com os jovens da sua equipe – Lyle (Josh Brener), Stuart (Dylan O’Brien), Neha (Tiya Sircar) e Yo-Yo (Tobit Raphael) -, lidar com o vilãozinho Graham (Max Minghella) e passar por uma série de desafios para conseguir o tão sonhado emprego.

Vaugh e Wilson repetem a boa parceria de Penetras Bons de Bico, com a boa química, diálogos excelentes e cheios de referências à cultura pop atual e dos anos 80 (Wilson comparando os desafios do estágio com Jogos Vorazes é hilário), e a interação dos “velhos” com os jovens da equipe também é super divertida. A história do filme, à primeira vista, parece bastante piegas e óbvia, mas ele é bastante redondinho e bem conduzido pelo diretor Shawn Levy, que é mais do que creditado em conduzir filmes famílias (vide Uma Noite no Museu 1 e 2).

Um dos pontos legais do filme é o palco principal onde a história rola, a empresa Google. É legal ver, ou pelo menos ter uma noção de como aquele mundo funciona, e é realmente interessante ver como aquela simples ferramenta de busca se tornou essa mega e poderosa empresa. E o filme toca na questão do “embate de gerações” de modo bastante legal, mostrando que certos pensamentos da geração de Billy e Nick simplesmente não funcionam mais hoje, mas que eles ainda podem mostrar um truque ou outro aos jovens.

Os Estagiários é uma comédia como o cinema americano não fazia havia um tempo, pode ser clichê pra caramba, mas clichês existem por um motivo: se bem usados, eles funcionam.

 

The Internship, EUA, 2013 – 119 min.

Elenco: Vince Vaugh, Owen Wilson, Rose Byrne, Asif Mandva, Max Minghella, John Goodman

Direção: Shawn Levy