Crítica: Para Roma com Amor

Embora muitos de vocês me crucifiquem pelas próximas palavras, preciso admitir algo: nunca fui um entusiasta dos filmes de Woody Allen. Achava seus filmes inteligentes demais para alguém que basicamente curte explosões e tiros, mas mesmo assim fui ver a nova fita do diretor, Para Roma com Amor, que assim como o seu anterior, Meia-Noite em Paris, usa uma cidade mundialmente conhecida como palco para sua comédia romântica. Então vou direto ao ponto aqui e dizer que gostei da comédia.

Bem o lance aqui é que vemos a cidade de Roma por diferentes pontos de vista: O casal americano (Allen e Judy Davies) que chega para conhecer a família do noivo de sua filha, um casal de estudantes (Jesse Eisemberg e Greta Gerwig) que estão recebendo uma amiga (Ellen Paige) e conhecem um americano em férias na cidade (Alec Baldwin), o cidadão comum (Roberto Benigni) que do dia-pra-noite vira uma celebridade e o casal italiano em Lua-de-Mel que se perde na cidade.

O que mais diverte aqui são os diálogos, extremamentes rápidos, divertidos e inteligentes, e principalmente os do próprio Allen e de Alec Baldwin, meu personagem favorito no filme. E em muitos momentos eu não sabia dizer se algo estava realmente acontecendo ou se tudo não passa de um sonho, que os personagens estão imaginando o que está acontecendo de alguma forma, e as histórias são muito bem ilustradas pelas belíssimas paisagens e a arquitetura da roma antiga. E Penélope Cruz é uma paisagem à parte, extremamente linda, pra não falar outra coisa.

O filme pode dar a impressão de ser repetitivo às vezes mas no geral ele agrada bastante e todas as histórias que são contadas me agradaram bastante. E já que Allen está nessa de fazer filmes em capitais mundias e já admitiu que filmar uma de suas comédias românticas no Rio de Janeiro é uma possibilidade muito real, eu já tô torcendo pra ver Scarlett Johanson ou a própria Penélope tomando sol nas nossas praias e que visão Woddy Allen teria da nossa cidade maravilhosa.

 

To Rome with Love, EUA, ESP, ITA, 2012 –

Elenco: Woody Allen, Judy Davies, Jesse Eisemberg, Greta Gerwig, Ellen Paige, Alec Baldwin, Roberto Benigni e Penélope Cruz.

Direção: Woody Allen.