Crítica: Rio 2

Eu tenho um certo medo de continuações. O motivo é bem claro, quantas vezes vimos o nosso filme, aquele que você guarda até o DVD (ou quem sabe VHS se você for vintage) ser destruído com uma continuação fraca? Sim caro amigo, muitas vezes. Fui ver Rio 2 já com o meu coraçãozinho preparado, mas que grata surpresa foi esse filme! Vem comigo que eu conto.

Rio2.1

O filme começa mostrando a história de Blu e Jade, já casados, vivendo felizes com seus 3 filhotinhos no Rio de Janeiro. Linda e Túlio, seus donos, partiram em uma expedição para a Amazônia com a missão de reabilitar um passarinho, e encontram uma pena azul, que pode ser o indício da existência de mais ararinhas azuis. Após o casal de passarinhos verem Linda e Túlio pela televisão, eles percebem que talvez não sejam os últimos da espécie como acreditavam. Jade insiste para que toda sua família vá para Amazônia investigar se existem mais de sua espécie e para que seus filhotes conheçam suas raízes, longe de toda a tecnologia humana. Embora Blu permaneça relutante, todos partem em uma aventura pelo Brasil, até chegarem à Amazônia e lá reencontrarão velhos inimigos (e novos também).

Rio2.2

Ai gente, o filme é uma graça! Embora o enredo não seja tão complexo quanto o primeiro e seja bem mais infantil também, o filme consegue divertir os mais velhos. Com adição de personagens novos, situações cômicas e referências à cultura pop, Rio 2 foi uma bela continuação da trama. As cenas mais hilárias são as da audição para o Carnaval e as cenas que mostram como a família de Blu está “humanizada” – até sua filha “adolescente” ouve Ipod (sim, a ararinha azul tem Ipod). O vilão Nigel voltou muito melhor nesse filme, com tiradas típicas de vilão e momentos cômicos. Um salve para o Guilherme Briggs que dublou o personagem brilhantemente, e a cena dele cantando “I will survive” é de rolar de rir.

Rio2.3

Além de ser muito fofo (muito mesmo) e divertido, Rio 2 é um filme lindo de se ver e ouvir. Os cenários são incríveis, principalmente as retratações de várias cidades do Brasil, mesmo que mostrado de forma rápida. As cenas que mostram o Rio de Janeiro de uma forma área são incríveis, tão perfeitas que beiram o real, principalmente as cenas do Ano Novo na praia de Copacabana. As músicas também são um show à parte, e é impossível ficar parado na cadeira. Minha única crítica ao filme é por ter músicas demais em inglês. Pô galera, se é pra ver o filme dublado, as músicas também deveriam ser em português. No mais, o filme é leve, engraçado e muito bonito, ou seja: diversão para a família toda!

 

Rio 2, EUA, 2014 – 82 min.

Elenco: Com as vozes de Anne Hathaway, Jesse Eisenberg,Jamie Foxx, Andy Garcia, Jemaine Clement, Rodrigo Santoro, George Lopez, Kristin Chenoweth

Direção: Carlos Saldanha