Crítica: Sem Proteção

Desde que soube que Robert Redford iria fazer um novo filme, já fiquei na expectativa de ver Sem Proteção (The Company you Keep), porque fiquei fã de Redford depois de vê-lo atuando em Jogo de Espiões (a prova máxima de que Brad Pitt é filho bastardo de Redford, tamanha é a semelhança entre os dois) e atuando e dirigindo Leões e Cordeiros. Mas o problema com as expectativas é que às vezes elas são tantas que o resultado final não te satisfaz.

Bem, o filme começa com o agente do FBI Cornelius (Terrence Howard) – e sem piadas com o nome do personagem, por favor – prendendo uma fugitiva de uma organização ativista (Susan Sarandon) que é acusada de matar um policial 30 anos atrás. Dessa prisão, o jornalista Ben Shepard (Shia Labeuolf, cada vez mais longe daquele “Transformers Boy”) cava um pouco mais fundo e encontra o líder da organização (Robert Redford) vivendo tranquilamente com sua filha. Mas por causa desta descoberta, ele resolve fugir, com o FBI todo na sua cola. Enquanto isso, Shepard resolve investigar um pouco mais para descobrir o que ocorreu no incidente há 30 anos e se algo não foi deixado de lado.

O filme começa com um suspense bem instigante, porque assim como o jornalista, também ficamos curiosos com o fato acontecido, e isso só vai aumentando conforme as revelações vão acontecendo. Mas conforme o filme avança, ele vai perdendo a sua força, deixando o mistério um pouco de lado, para mostrar a história dos ativistas e como e porque cada um deles caiu na clandestinidade após o incidente. Isso não torna o filme ruim, só faz o que podia ser um excelente thriller ficar um tanto cansativo. Um ponto positivo do filme, e possivelmente sua maior qualidade, é o seu mega-super-ultra elenco de peso, com ótimas atuações de Brendan Gleeson, Sam Elliot, Nick Nolte (que tá parecendo o Sérgio Mallandro), Anna Kendrick, Chris Cooper, Richard Jenkins e Stanley Tucci.

Bem, Sem Proteção está abaixo dos filmes de Redford citados lá em cima, mas ainda assim é legal e vale a conferida.

[Esta crítica foi escrita depois de assistir o filme no Festival do Rio de 2012]

 

The Company you Keep, EUA, 2012 – 125 min.

Elenco: Robert Redford, Shia Labeoulf, Susan Sarandon, Terrance Howard, Brendan Gleeson, Sam Elliot, Nick Nolte, Anna Kendrick, Chris Cooper, Richard Jenkins e Stanley Tucci.

Direção: Robert Redford.