Crítica: Um Senhor Estagiário

O debate sobre Juventude X Experiência é também outro assunto que o cinema adora, e geralmente rende bons filmes. Mas pelo cinema ter um apelo maior com o público da juventude, poucos são os filmes que abordam o tema pelo lado da experiência, e menos ainda os que equilibram tão bem os dois tópicos como Um Senhor Estagiário (The Intern), novo filme da diretora de Um Amor não tira Férias, Nancy Meyers.

Senhor esta ft 1

Aqui ela conta a história de Ben Whitaker (Robert De Niro), idoso solitário que após aproveitar os primeiros dias da aposentadoria, percebe que o ócio não lhe cai nada bem. Para aproveitar melhor os seus dias, se inscreve num programa de estagiários seniores de uma startup de venda de roupas, e lá trabalha diretamente com a dona da empresa, Jules Ostin (Anne Hathaway), extremamente controladora e workaholic.

O filme já te conquista por expor na sinceridade a condição do personagem de De Niro, ele nunca se mostra como um coitado, apenas como uma pessoa que precisava de companhia, de um propósito. Os diálogos do filme são excelentes, não escondendo o ridículo da situação, mas também não forçando a barra em nenhum momento, e levantam questões igualmente atuais (o diálogo de uma Jules bêbada no bar com os estagiários sobre as relações homem – mulher é ótimo). De Niro entrega uma atuação bastante legal, diferente das coisas caricatas que ele tem feito ultimamente. E sua química com Hathaway é ótima, rende ótimos momentos bastante intimistas.

Senhor esta ft 2

Em certo ponto o filme se torna até óbvio, mas suas resoluções caminham de acordo com a proposta apresentada inicialmente: a dificuldade de um homem idoso que já viveu bastante, isso o torna um inútil para a sociedade ? Mesmo ele ainda tendo muito o que oferecer ? E quanto a mulher que decide se tornar uma empreendedora, ela precisa sacrificar de sua vida pessoal toda para atingir o sucesso ? E a falta de reconhecimento de outras mulheres, como ela é vista pela sociedade, tudo isso é abordado com bastante maturidade, maturidade essa que, não se tratando de ser o tema central deste filme, aqui é apresentado por Meyers de forma muito melhor do que o filme com Cameron Diaz.

Senhor esta ft 3

Meyers nos traz um filme que fala com todos, os mais jovens e os velhos de corpo mas jovens de mente, e torna O Senhor Estagiário uma excelente diversão e com certeza vale a conferida.

 

The Intern, EUA, 2015 – 121 min.

Elenco: Roberto De Niro, Anne Hathaway, Adam Devine, Nat Wolff, Rene Russo.

Direção: Nancy Meyers.