Crítica: Vizinhos Imediatos de 3º Grau

Galera filmes estrelados por Ben Stiller tem sempre algo em comum: tentar passar uma lição de moral e que possamos nos divertir no processo. Foi assim com Entrando numa Fria e mesmo quando ele resolve incluir uma aventura fantástica no processo, como foi em Uma Noite no Museu e como foi aqui em Vizinhos Imediatos de 3º Grau (The Watch). E nos três quesitos citados (aventura x comédia x lição de moral) Vizinhos supera o Museu tranquilamente.

Aqui Stiller é Evan, que leva uma vida normal e pacata com sua esposa Abby (Rosemary DeWitt), pilar da comunidade de Glenview e gerente de uma loja de departamentos que sempre pensa em algum tipo de grupo para unir a comunidade, como um grupo de corrida e aprendizado em espanhol. Mas depois que um vigia noturna de sua loja é brutalmente assassinado ele decide criar um novo grupo: um grupo de vigilância, para investigar e levar o responsável pelo crime à justiça. E entram para o grupo de vigilância Bob (Vince Vaugh), um pai de família “sem -noção”, Franklin (Jonah Hill), que queria ser policial mas seu jeito um tanto “excêntrico” o fez ser reprovado nos testes, e Jamarcus (Richard Ayoade), que acaba de chegar na vizinhança e só quer se enturmar. O que os quatro não imaginavam é que estão prestes a encarar uma invasão alienígena e sua pacata Glenview é o marco-zero da invasão, e que qualquer pessoa na cidade pode ser um ET. Então somente o “Grupo de Vigilância” que pode salvar a raça humana.

Cara, só pelo elenco já valeria o filme, mas vê-los juntos em cena faz lembrar os bons tempos de Saturday Night Live, afinal Stiller, Vaugh e Hill são crias do próprio. Todos tem momentos hilários, e são tantos que nem vale citar um em especial. Mas o filme dá uma certa dose de suspense e ação, mas nada que atropele o foco principal, que é a comédia. E não é só o quarteto principal que vale, mas também a dupla de policiais da cidade, Bressman (Will Forte, que também vem do SNL) e Chucho (Mel Rodriguez). Talvez tal ritmo e química entre os atores se deva ao diretor Akiva Schaffer, que olha só, também já dirigiu vários programas do SNL, vejam só ! Mas sem ironias, o diretor cumpre seu papel e entrega um filme bastante divertido. Até as músicas ajudam nisso, tipo quando toca uma versão em espanhol de “The Sounds of Silence” pra demonstrar o luto de Evan pelo seu amigo morto.

Se Vale o Ingresso ? Bem, Vizinhos Imediatos me fez rir num cinema como há muito tempo não ria (isso num filme que seja uma comédia…filmes do Jason não contam nesse caso) e por isso já vale muito. Até a parte da lição de moral não é nada piegas e nem atrapalha em nada, mas não seria um filme do Ben Stiller se não rolasse uma lição de moral durante o filme, então tá tranquilo !

 

The Watch, EUA, 2012 – 102 min.

Elenco: Ben Stiller, Vince Vaugh, Jonah Hill, Richard Ayoade, Rosemary DeWitt, Will Forte, Billy Crudup.

Direção: Akiva Schaffer