Crítica: Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Mais um título traduzido de maneira esquizofrênica! Peço para que criem teses de doutorado explicando em que mundo “Saving Mr. Banks” vira “Walt nos Bastidores de Mary Poppins“! Não, Walt Disney não é o personagem principal. Sim, o filme é incrível (tanto quanto a história da Mary Poppins).

MP1

Durante 20 anos, Walt Disney (Tom Hanks) tentou comprar os direitos da história de Mary Poppins, da escritora P.L. Travers (Emma Thompson), que sempre recusou vendê-los por ter medo que Disney transformasse sua amada história em uma de suas bobas animações. Porém, a escritora passa por uma crise financeira, e isso faz com que ela repense sua decisão e voe até os EUA para trabalhar com a equipe de Disney na adaptação de seu livro para o cinema. Muito detalhista e de má vontade, ela começa a implicar com cada defeitinho do roteiro, enlouquecendo a equipe de criação ao mesmo tempo em que acompanhamos flashbacks de sua infância.

MP2

POR QUE a Emma Thompson não foi indicada ao Oscar? Vamos pra rua protestar! Ela está maravilhosa no papel da Sra. Travers, uma mulher amarga pelas dificuldades que passou ao longo da vida, mas que você não consegue não amar. Ela é rígida, meticulosa e até mesmo muitas vezes chata, mas ao longo da história você entende o porquê dela ser assim, e acaba torcendo para tudo dar certo para ela (e não, não pro Disney). É uma delícia ver o amor que ela nutre pela sua Mary Poppins, e ver sua transformação ao longo da história em uma mulher mais aberta e de bem com a vida.

A história foi baseada na história real da adaptação do livro para ao filme, claro, deixando de fora boa parte da cretinice do Walt Disney por motivos óbvios. Porque assim né, o Disney não era um cara legal, tem diversas histórias na internet que vocês podem ver isso. Mas como odiar o Tom Hanks? Ele é o ator com mais cara de bonzinho que Hollywood já teve história, e se saiu muito bem como o pai do Mickey! Walt Disney foi retratado como um grande fanfarrão, que queria porque queria por a Mary Poppins no cinema para cumprir a promessa que tinha feito às suas filhas.

MP3

O elenco de apoio também está incrível, as cenas mais engraçadas são protagonizadas com a Sra. Travers (Emma Thompson) insistindo para que todas as conversas fossem gravadas, perturbando os músicos e o roteirista que, apesar de tudo, gostam dela. O relacionamento dela com o motorista também é muito interessante, tendo ele como uma das peças chaves para sua mudança. Os flashbacks são muito interessantes, e o Colin Farrell mandou muito bem como o Sr. Travers. Ou seja, você não tem motivos para deixar de ver esse filme! Corre pros cinemas e veja já! E fique para os créditos, há fotos e áudio original da época que o filme retrata. Go P.L. Travers!

 

Saving Mr. Banks, EUA, 2014 – 125 min.

Elenco: Tom Hanks, Emma Thompson, Paul Giamatti, Jason Schwartzman, Bradley Whitford, Ruth Wilson, B.J. Novak, Colin Farrell

Duração: John Lee Hancock