Primeiras Impressões: Star Wars Rebels

Quando a Disney adquiriu a franquia Star Wars, os fãs ficaram logo tensos com que tipo de produtos que a casa do Mickey iria lançar com a marca. Então, enquanto os fãs mais fissurados esperam ansiosamente pelo novo filme, o canal Disney XD nos traz uma nova animação, que tem como ponto chave trazer novos personagens, testar a marca para obter um novo público e ao mesmo tempo resgatar o fã. E em ambos os quesitos, Star Wars Rebels promete muito.

O desenho nos mostra o menino Ezra, um ladrãozinho que vive no planeta Lothal, onde vê o mundo em transição da República para a opressão do Império, e o povo sendo injustiçado, mas nada faz, somente segue o seu caminho se importando com os seus problemas. Até que, em uma de suas ações, seu caminho cruza com um grupo de rebeldes formado pelo  Jedi foragido Kanan Jarrus, Zeb Orrelios, a piloto Hera Syndulla, a mandaloriana especialista em explosivos Sabine e o droid Chopper. Ao vê-los em ação, e mesmo contra os seus próprios instintos iniciais, Ezra ajuda e se junta ao grupo.

analise-star-wars-rebels-piloto

Logo na abertura o episódio já fisga o fã saudosista: Aos olhos de Ezra, vemos o enorme Star Destroyer tomando a tela, como em Episódio IV. Aliás, pelo momento histórico em que a trama se passa, vemos muita coisa se espelhar no filme, falas também, como a explicação de Kanan sobre a Força, repetindo o discurso do velho Ben (que faz uma participação especial em forma holográfica) para Luke. Os personagens são bem legais, cada um com suas características totalmente distintas mas funcionais como um grupo e o desenho recupera algo que a nova trilogia, e igualmente o desenho Clone Wars, deixa de lado: a aventura espacial, com batalhas de naves e lasers. Mas os Jedis também estão presente e voltar a ver o Sabre-de-Luz é muito divertido.

Com esses dois episódios, Star Wars Rebels pode vir a se tornar um excelente material para complementar a trilogia original, se o ritmo dos episódios seguirem a temática que foi apresentada. A série chega aqui no Brasil dia 18 de outubro no Disney XD.